06/10/23

Evento contou com a participação do Fundo Vale discutindo o apoio a mecanismos financeiros inovadores para destravar capital para o setor de impacto socioambiental.

A filantropia, o investimento de impacto e as finanças para a conservação e o clima foram destaque no evento Conexão Sitawi, realizado no dia 21 de setembro, em São Paulo, pela Sitawi Finanças do Bem. Representantes do Programa de Engajamento do Setor Privado da Aliança Bioversity (CAL-PSE/CIAT), do Fundo Agbara, do Instituto Coca-Cola, do Instituto Sabin, do Fundo Vale, do Pretahub, da USAID, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, da Iniciativa PIPA, da PerifaConnection, da Coopercuc, além do time de executivos da própria Sitawi, marcaram presença. O encontro contou com o patrocínio do Instituto Sabin, do Fundo Vale e do Instituto Coca-Cola Brasil. 

Fechado para convidados, o Conexão Sitawi, além das apresentações de painelistas e debates, teve um período reservado para vivências com temas como desigualdades, biomas não amazônicos, o futuro do trabalho, entre outros. Liz Lacerda, de Parcerias e Fomento do Fundo Vale, representou a organização no painel “Investimento de Impacto: abordagens e soluções financeiras para impacto”.  

É preciso tropicalizar o tema de floresta e clima e é importantíssimo envolver no desenvolvimento dos mecanismos financeiros a voz das pessoas que vão ser beneficiadas por esses mecanismos financeiros: como produtores, quem está na ponta, de fato, trabalhando com a recuperação e proteção e iniciativas e negócios de impacto relacionados à floresta e clima. Eles não podem estar só no lugar de captadores de recursos. Mas no lugar de voz, dando direcionamento e desenhando também os mecanismos financeiros. Isso a gente ainda não vê com a frequência e na quantidade que acreditamos ser necessário. Muito do que a gente tem de horizonte, é que o capital catalítico, o papel do capital catalítico na estruturação desses mecanismos financeiros, dessas iniciativas, é importantíssimo para termos um retorno mais qualificado.

Liz lacerda

A Sitawi, voltada a soluções financeiras de impacto socioambiental, é hoje uma das 5 ONGs mais influentes no Brasil e uma das 100 mais relevantes do mundo, segundo o ranking suíço de instituições TheDotGood, que lista as mais importantes iniciativas sem fins lucrativos ao redor do globo.  

“Precisamos refletir sobre o papel do capital em um mundo marcado por profundas desigualdades sociais e impactos ao meio ambiente. Como estaremos nos próximos 15 anos?”,   

pergunta-se Leonardo Letelier, CEO e fundador da Sitawi Finanças do Bem

Para ele, é possível dar uma nova dimensão aos investimentos, às finanças de conservação e à filantropia, de forma a transformar o mundo, maximizando recursos e obtendo resultados mais promissores.

Linha do tempo: a parceria entre Fundo Vale e Sitawi 
 
A história do Fundo Vale e da Sitawi começou a se entrelaçar em 2020, a partir de um projeto junto à PPA (Parceiros pela Amazônia), com o suporte à Plataforma Sitawi e o acompanhamento das organizações que participaram das Rodadas Amazônia. Desde então, muito resultados positivos têm sido celebrados.  

A Plataforma Sitawi se transformou e se tornou a Plataforma de Empréstimo Coletivo. De lá para cá, outras três rodadas foram apoiadas. Na frente de empréstimo coletivo, o Fundo Vale entrou com dois recursos: um para a nossa manutenção de despesas e outro para subsidiar a taxa de juros na rodada de negócios. 

Além disso, a parceria se expandiu para outros projetos. A Sitawi também prestou uma consultoria de investimento de impacto para o Fundo Vale, em 2022, para o projeto Meta Florestal 2030 da Vale, em que foi realizada uma análise aprofundada de 8 organizações da Amazônia, para entender a viabilidade de fomento e investimento nas organizações. 

Resultados alcançados: 

  • Rodada 12 – maio/junho 2023: 
    Organizações apoiadas: Sementes do Marajó e Ccampo