13/11/23

Apoiada pelo Fundo Vale, plataforma criada pela Climate Ventures nasce com o foco em ser o maior banco de produtos e serviços de descarbonização da América Latina. Essa é a mais recente solução que conecta quem oferece e quem procura alternativas voltadas à economia verde.

Além de urgente, descarbonizar o futuro é uma inovação climática. A Climate Ventures sabe disso e propôs uma solução: criou um banco de produtos e serviços de descarbonização da América Latina, a Plataforma Onda Verde, que já conta com 430 organizações cadastradas e promete ser a mais expressiva da região. O lançamento foi no ClimAction, evento anual sobre clima e negócios organizado pela Climate Ventures e pelo CDP América Latina, realizado em outubro de 2023, no Cubo Itaú, em São Paulo. Foram mais de 1,5 mil inscritos, com 606 participantes presenciais e 903 online.  

O Fundo Vale é um dos apoiadores da Plataforma Onda Verde e contribuiu na estruturação da plataforma desde o início: já que ela surgiu a partir do Estudo Onda Verde (também apoiado pelo Fundo Vale), que identificou, em 2022, os desafios e as oportunidades para a construção da economia verde no Brasil. De um lado, mapeou-se as startups com soluções verdes; de outro, as demandas do mercado. Esse levantamento de informações inspirou a criação dessa plataforma interativa que facilita a conexão entre quem tem demanda de soluções verdes (corporações e investidores) com quem desenvolve as soluções verdes (startups). 

Por enquanto, a plataforma está funcionando em versão beta e será apresentada como case de uso de IA para conexão multissetorial voltada a soluções climáticas baseadas na ciência, na COP 28, em Dubai, no dia 10 de dezembro de 2023 às 11h30. Segundo o que Amanda Magalhães, coordenadora de Projetos da Climate Ventures, informou ao Carbon Report, o hub de negócios será oficialmente lançado em Dubai, com adições de funcionalidades, e tem o objetivo de chegar à Conferência do Clima da ONU (COP 28) com mil usuários ativos. Para a COP 30, em 2025, no Brasil, a meta é reunir cinco mil empresas e pessoas físicas.  

A plataforma é uma realização da Climate Ventures com correalização do Instituto Clima e Sociedade (iCS). A Climate Ventures firmou parceria em julho de 2023 com a Future Carbon e o Pacto Global para o anúncio da Onda Verde como ferramenta do Movimento Ambição Net Zero no Brasil, com apoio do Fundo Vale, do Instituto Cidadania Empresarial (ICE) e da Tozzini Freire.